Skip to content

setembro 21, 2012

por Luiz Roque

Desde meu último post, andei às voltas com ideias, lugares e situações sobre o projeto que irei realizar aqui no JA.CA. Não tenho vontade de transformar os meus relatos aqui no blog em um “diário de bordo” da produção que devo estar filmando em, mais ou menos, um mês. Bom, um filme, curto e em Preto & Branco. Já me sentei algumas vezes na frente deste computador e fiquei olhando para este tracinho piscante do digitador de texto como a Carrie Bradshaw em Sex and the City, impassível e com uma carteira de Marlboro Light ao lado.

Se não falo aqui do assunto propriamente dito do meu projeto, falo do lugar onde vivo, que é também o assunto e que me provoca diariamente. Como já comentei, o Jardim Canadá é um retrato bem pertinente do Brasil: os preços dos imóveis sobem na casa da dezena percentual e, ainda assim, estão em constante ocupação comercial. Quando cheguei, o terreno ao lado da residência era coberto por uma mata fechada; hoje está limpo, aplainado e à espera de uma obra que deve começar enquanto eu estiver aqui. O estado em que o bairro está agora (mezzo ocupado, mezzo abandonado e semi-habitado) talvez permaneça exatamente igual daqui a 50 anos. Haverá um grande ciclo de progresso – o que irá expulsar a população local que não tiver condições de pagar os novos contratos de aluguel – e depois uma nova recessão, após a qual restará quase ninguém. Posso estar sendo pessimista, criando uma tendência fictícia bem própria de filmes que se valem de paisagens áridas para a construção de sociedades apocalípticas, o que é bem provável. No entanto, a evangelização da política no Brasil é algo aterrorizante e creio que esse panorama de retrocesso intelectual torna qualquer desenvolvimento sustentável difícil. O cenário é bem preocupante.

Mas, como em uma boa série de TV americana, coincidências acontecem para deixar a trama mais atraente. Junto comigo aqui no Jardim Canadá chegou a nova assistente de produção, Flaviana, uma menina linda, dessas pelas quais as câmeras se apaixonam.

No comments yet

Deixe um comentário

