Skip to content

Conheça Gabriel Netto e Marcio Harum

setembro 1, 2010

Gabriel Netto e Marcio Harum são dois dos selecionados pelo Rumos Artes Visuais e receberam bolsas-residência concedidas pelo programa. Desde agosto, eles estão no Instituto Sacatar, que fica na Ilha de Itaparica, na Bahia. Permanecem lá até 11 de outubro e, durante esse período, vão alimentar o blog com suas experiências e observações. Nesse post, Gabriel e Marcio falam sobre as suas expectativas em relação à residência e falam um pouco sobre o seu trabalho. Gabriel usa o desenho como base para a criação de instalações e performances. Marcio trabalha com curadoria e  crítica de arte.

Gabriel Netto

Como você define o seu trabalho?
Minha pesquisa em artes visuais busca estabelecer bases no desenho gestual e abstrato, de onde parto para apropriações, instalações e vídeos-performance. Com isso, questiono-me sobre os limites do desenho, a relação entre ação e marca e o uso pretérito, que, deslocando as coisas de lugar, transforma sua presença e visualidade.

O que você espera dessa residência?
Acredito que a residência será transformadora. Estou aqui em um lugar maravilhoso (o Instituto Sacatar, na ilha de Itaparica), com dedicação exclusiva para a produção artística, durante esses dois meses. Em toda minha carreira, esse tipo de dedicação tem sido muito rara. Também estou na companhia de outras cinco pessoas de nacionalidades diversas (dois artistas visuais, uma documentarista, uma dançarina e um crítico de arte), que estão aqui na mesma situação que a minha: uma dedicação exclusiva à produção. Essa convivência certamente trará bons frutos para todos nós.

Marcio Harum

Como você define o seu trabalho?
O meu trabalho vem desenvolvendo-se a partir do que vejo, sinto, escuto, leio, penso, escrevo e falo sobre arte. Tenho realizado acompanhamento crítico a alguns artistas em caráter particular e institucional (Paço das Artes), organizado programas de workshops dialógicos voltados a formação não convencional ora com o tema da curadoria no campo do debate de ideias no Centro Cultural da Espanha em São Paulo, ora com a experimentação presente nas práticas artísticas no Sesc Pompéia. Recentemente também tenho participado de algumas comissões curatoriais de prospecção (mostras e salões) como a 41ª anual da Faap em 2009 e entre outros o 13º salão de artes visuais de Natal (Rio Grande do Norte), em 2010.

O que você espera dessa residência?
Bem, esta residência de dois meses em Sacatar na Ilha de Itaparica me parece diferente de tudo o que já tenha vivido em meus prévios períodos como residente em programas internacionais como o do Frankfurter Kunstverein em 2007 e o do Matadero/SMAK em Madri, 2008. Primeiro que trata-se por excelência de um centro de residência artística localizado a meu ver num enclave tropical paradisíaco; o que torna a experiência cotidiana absolutamente radical. Os estúdios de artistas mais próximos, assim como as exposições ficam do outro lado da Baía de Todos os Santos: em Salvador. O que se passa por aqui é que a mobilidade pode trazer alguma distração e a imobilidade na verdade nada mais é do que a grande geradora de produtividade, através de um estado de espírito em alto nível de concentração. Contudo, por tratar-se de um ambiente tranquilíssimo de vila praiana de pescadores em meio a natureza, há tempo para todas as tarefas comuns a um residente: pesquisar, ler, escrever, escutar música, assistir a filmes, vasculhar a biblioteca, estudar e óbvio que também trabalhar muito por skype e e-mail com os assuntos profissionais assumidos desde sempre em São Paulo.

Mas o que espero desta residência, enfim? Creio que há uma boa chance de poder abrir um novo dossiê de pesquisa visual a partir, por exemplo, dos padrões de pintura de embarcações. A ver. No final do período  da residência poderemos talvez voltar a esta mesma conversa para servir até pra mim como algum parâmetro do que estava esperando quando cheguei e do que terei realizado de fato quando for o momento em outubro de partir daqui.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: