Skip to content

Dias cheios

junho 9, 2010

03/06/2010

Hoje pela manhã visitamos o CRAC, que funciona dentro da bolsa de valores no centro de Valparaíso. Hoje, a corretagem das ações é digital e dentro do prédio somente o antigo salão com monitores projetando os números.
O CRAC funciona como um escritório que agencia artistas e projetos de intervenção na cidade. Um lugar para nos encontrarmos, pensar e produzir.
Ainda tenho dúvidas de como inserir algo que havia pensado: transpor uma parcela do ateliê para este contexto. Cogito, ocupar um terreno baldio ao lado da igreja, perto do Duc Residencial onde temos nossos quartos.
Conheci Amatista e seus amigos Goyo e Cameron, este último também americano vivendo em Valparaíso.
Fomos almoçar no Mercado Municipal, um outro que não foi afetado pelo terremoto como aquele próximo ao residencial, que atualmente está fechado e habitado somente por gatos.
Provavelmente alguns destes gatos estavam dentro de um saco que um chileno batia com toda força na calçada deste Mercado, a cada golpe remexia o saco para perceber se havia ainda movimento, e voltava a bater com mais força.
Voltando ao almoço, muito bom desta vez quase mais do mesmo, mas resisti pedindo somente uma sopa de mariscos e uma reineta a la plancha com arroz de paella, uma garrafa de cerveja Escudo dividida entre eu, Tiago e Goyo. Tiago não comeu todo o prato que havia pedido e ainda raspei o seu arroz de paella.
Voltamos caminhando subindo pelo Cerro Alegre e paramos no Cafe Colores para um expresso e chá.
Graças ao bom deus, Beatriz a zeladora do residencial havia deixado um aquecedor. Hace frio.

04/06/2010

Un dia lleno! Hoje conheci Isabel depois de uma breve parada no CRAC. Voltamos para o DUC e pegamos o Micro ‘O’ para o Camino Cintura que faz um belo passeio pelos morros e com uma vista privilegiada de Valpo. Descemos na av. Colon e caminhando encontramos um restaurante naturista, o que pareceu ua boa opção diante da oferta incessante de pescados e mariscos.
Com uma feliz coincidência, após o almoço estávamos na av. Chacabuco onde havia a Imprenta Victoria, uma gráfica centenária. Fomos recebidos pelo dono Rolf que nos mostrou o que havia de tipografia na gráfica. Apenas em atividade uma Heidelberg com ‘leque’ que funciona fazendo o habitual da tipografia comercial : numerações , blocos de nota e outras coisas seriadas. Haviam dois linotipos e ainda uma outra Heidelberg bem grande utilizada somente para corte e vinco. Rolf mostrou-se muito disposto à realizar algo em conjunto. Agora, preciso começar a trabalhar no que será esta peça gráfica.
As palmeiras chilenas na av. Brasil são especiais! Novamente, outro restaurante naturista para um café e uma torta.
Seguimos pelo porto até a entrada das lanchas turísticas que fazem um breve passeio entre os navios de carga e a ‘flota’ da marinha chilena. Tinhamos à bordo diversos chilenos, provavelmente de outras regiões, um grupo de escola com crianças por todo lado e um casal de jovens com um cachorrinho simpático de três patas.
O marinheiro que contava detalhes sobre o porto, os navios, gaivotas e lobos marinhos que descansavam nas bóias (segundo ele, os lobos saltavam muito mais alto que o Zamorano!) parecia, como todo guia, muito consciente das informações, extremamente simpático e sem nenhum dente na boca.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. junho 10, 2010 3:51 am

    O seu texto sobre a residência e os passeios de hoje é muito bom… Fiquei imaginando como seria esta gráfica centenária, os gatos espancados e a visão das ruas, num frio de rachar.

    muitos esenhos pela frente.
    abraços,
    U.
    * por que este link não se encontra no seu blog?

    • fabriciojblopez permalink*
      junho 11, 2010 2:38 am

      boa pergunta!! agora mesmo!
      abs
      f

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: