Skip to content

Rumo ao CRAC, em Valparaíso (Chile)

junho 7, 2010

"A Saudade" (Tiago Romagnani, 2008) | "Rema, rema, remador" (Fabrício Lopez, 2008/2009)

Com um relevo montanhoso despencando diretamente no Oceano Pacífico, Valparaíso é um dos principais destinos turísticos e históricos do Chile. A cidade também é sede do Centro de Residências para Artistas Contemporâneos, o CRAC, que tem como objetivo vincular práticas artísticas contemporâneas a espaços públicos. Este é o lugar onde dois de nossos artistas bolsistas aportaram no dia primeiro de junho: Fabrício Lopez e Tiago Romagnani.


De que forma o trabalho de vocês se relaciona aos objetivos do CRAC?

Fabrício: Para mim, a idéia de tornar a obra pública é algo que permeia a produção desde sempre, quando imaginamos ser uma das vocações do trabalho de arte atingir espaços e contextos mais amplos que os já existentes para fruição artística. Toda inserção de imagem ou texto no espaço urbano, como a organização de exposições independentes, ações na cidade ou outras formas coletivas de difusão do trabalho têm o potencial de transformar o entorno, gerando uma estranheza, um silêncio ou contribuindo para o eco coletivo. Após minha participação no Projeto Lambe Lambe,  pensar a inserção da gravura na cidade tornou-se algo que incorporei a minha produção. Seja aplicando imagens específicas em espaços externos, internos ou até na ocupação de um lugar para transformá-lo temporariamente em local de produção.

Tiago: Meu interesse pelo espaço público cresceu gradualmente à medida que aprofundei minha pesquisa e produção artística. Atualmente, minhas ideias conceituais giram em torno de reflexões sobre a natureza do tempo, a percepção da mudança e a escala do homem. Essas questões podem se relacionar com o espaço público de forma bastante potente – seja pela relação íntima entre as pessoas e seus contextos, seja pelas possibilidades do trabalho existir como intervenção em um momento preciso ou de forma permanente.

O que vocês esperam dessa residência internacional?

Fabrício: Difícil responder isso, já que se trata de uma experiência aberta, algo que será construído junto aos moradores da cidade. Geograficamente é algo maravilhoso… Relacionar-se com o Pacífico, com a topografia dos morros. Imagino a residência como uma imersão cultural de onde espero sair modificado tendo contribuído para o todo.

Tiago: O contato com outra cultura, com diferentes percepções sobre arte e vida. Com certeza será um período rico de aprendizado e troca.

Sobre os artistas

Fabrício Lopez  (Santos SP 1977) é, desde 1998, membro fundador do Ateliê Espaço Curinga. Na capital paulista, concluiu o bacharelado em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2000, e, no ano seguinte, expõs na coletiva Figura Impressa, na Galeria Adriana Penteado Arte Contemporânea. Em 2004, apresentou individual no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo e obteve o prêmio Pinacoteca da Cidade. No ano de 2006, conquistou o primeiro prêmio na 10ª Bienal de Santos e, no ano seguinte, viajou para Quebéc, Canadá, onde participou de residência artística no Atelier Engramme. Em 2008, apresentou, em São Paulo, individual na Galeria Baró Cruz. Vive e trabalha na capital paulista.

Tiago Romagnani nasceu em Florianópolis (SC), em 1983. Participou, em 2005, da coletiva Máquinas, realizada no espaço Arco, em Florianópolis. Em 2007, em São Paulo, expôs na mostra Circulações, na Galeria do Sesc Paulista. Nesse mesmo ano, participou do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, no qual foi premiado pelo trabalho realizado junto à Cena 11 Companhia de Dança. Em 2008, apresentou, em Florianópolis, uma individual no Centro Cultural Arquipélago e participou da coletiva Projeto Máquina, que itinerou pelas cidades catarinenses de Chapecó e Joinville. Vive e trabalha em Florianópolis.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Tayná Menezes permalink
    junho 9, 2010 7:47 pm

    Estou feliz da vida com estas calorosas postagens da primeira semana em Valparaíso! Muito bom poder acompanhar vcs daqui. Saludos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: