Skip to content

setembro 30, 2009

Fui ao Art Forum na quinta e em algumas das milhares de exposições que aconteceram em Berlin durante esse último fim de semana. Primeira conclusão: é impossível tentar acompanhar tudo, havia muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Segunda conclusão, que não é nenhuma novidade: quantidade não significa qualidade. Haviam muitos bons trabalhos e boas idéias, mas muitas coisas talvez interessantes apenas para o mercado de arte…Mas não me arrependi de ter desistido de ir a Lituânia, foi muito bom ver isso bem de perto. Essa business art…figuras elegantes observando trabalhos e discutindo valores…uma realidade bem diferente de Belém, minha cidade natal. Tudo isso me faz pensar que essa relação entre arte e mercado é muito louca…sempre acho meio parecido com o que acontece no futebol. Buenas, como disse, havia muitas coisas boas. Pude ver alguns trabalhos novos de  Pieter Hugo, já tinha visto alguns trabalhos dele na Bienal de São Paulo em 2006. Por curiosidade perguntei quanto custava um dos trabalhos expostos… 9 mil euros!

O melhor foi me perder pela cidade pedalando atrás da exposição abc – art berlin contemporary que acontecia na Akademie der Künste que fica no Tiergarten Park. Porque me perdi, pude encontrar o monumento à memória dos judeus assassinados durante a Segunda Guerra, a exposição de Ricarda Roggan e pude fazer um passeio maravilhoso ao longo da margem do rio Spree…quando dei por mim estava ao lado da Akademie der Künste. Brasileiros na exposição: To the wall de Tiago e Gabriel Primo, muito bom! havia também um trabalho de Marepe. Deixo algumas fotos…

Preciso ir…80 e tantos rolos de negativos me esperam para serem escaneados…preciso passar alguns dias trancafiado na sala de computadores se quiser vencê-los…

Aproveitem o dia por mim!

até a próxima…

SDC11479SDC11492

SDC11500SDC11499

Guillaume Leblon

SDC11509SDC11503

Dennis Oppenheim                                                               Michael Höpfner

No comments yet

Deixe um comentário

