Skip to content

Conheça Dirceu Maués

agosto 12, 2009

dirceu

[o primeiro artista a postar aqui, no blog Ateliê Residência]

 

Selecionado do Rumos Artes Visuais 2008-2009,  o fotógrafo paraense Dirceu Maués fala sobre seu trabalho e sobre a bolsa de residência para estudos na Alemanha.  Com experiência como repórter fotográfico e desenvolvendo um trabalho mais autoral, Maués se destaca pela fotografia com pinholes e pela fusão de linguagens.

Como você define o seu trabalho?
Meu trabalho transita entre os campos da fotografia , vídeo e cinema e procura fazer uma reflexão sobre os processos dessas linguagens, suas intersecções e limites. Me interesso por esse jogo com códigos. A utilização de aparelhos precários na construção da imagem é uma forma de questionar e subverter os paradigmas dessas linguagens.

Você desenvolve um trabalho com pinholes. Qual o sentido desse tipo de fotografia mais artesanal nesse mundo contemporâneo do instantâneo e do descartável?
Há nesse trabalho uma poética do fazer, do experimentar o processo. Experimentar para conhecer e conhecer para se expressar, subvertendo alguns processos dominantes e alienantes dessa cultura do instantâneo e descartável.

Quais suas expectativas sobre esse período na Alemanha?
A residência é uma grande oportunidade de intercâmbio, de troca: É outro país, outra cultura. Espero não só conhecer muita coisa da história da arte, que só tive oportunidade de contato por livros e internet, mas também o trabalho dos artistas contemporâneos. Vou poder estar em contato com artistas residentes de vários lugares do mundo, conhecer seus processos de criação, ter acesso a uma grande estrutura de apoio para realização de uma exposição. Isso é muito valioso pra mim.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Roberta permalink
    outubro 17, 2009 1:21 am

    Um artista Muito talentoso!

  2. marisa permalink
    fevereiro 22, 2010 11:41 pm

    Ele e’ bem talentoso em fazer amizades. Parabens pelas várias conquistas, todas frutos de seus relacionamentos inter-pessoais bem relacionados. Amizades são sempre o caminho para o talento, não é mesmo?

Trackbacks

  1. Entrevista: Dirceu Maués « Rumos Itaú Cultural
  2. Entrevista: Dirceu Maués «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: